Search This Blog


Followers/Seguidores

Search This Blog

January 26, 2023

VOCÊ SABE O QUE SÃO AS FAMÍLIAS OLFATIVAS?

 

 


Quais são as famílias olfativas?

Conheça as principais:

Aromática:

 é um grupo especial de ingredientes herbais geralmente usadas na culinária. São frescas e leves, como o nome já diz, muito aromáticas.

 

 

Floral:  

é uma família muito rica olfativamente e, em sua maioria, a favorita entre as mulheres. De forma sintética ou natural, costumam ser elegantes e ter muita personalidade, podendo oferecer delicadeza ou sensualidade – depende da forma como o perfumista vai explorá-las.

 


 

Cítrica: 

são notas leves e frescas. Geralmente, são elas que dão aquela sensação revigorante quando aplicadas. Por serem notas mais voláteis (ou seja, que evaporam mais rapidamente), precisam de uma reaplicação maior.


 

 

Frutal: 

muito versátil, pode ter sua personalidade explorada de diversas formas de acordo como cada nota da fruta é usada. Geralmente, promove uma sensação vibrante e de jovialidade. 

 


Amadeirada:

 presente quase que unanimemente nos perfumes masculinos, é geralmente usada como base em perfumes sofisticados e elegantes. Dependendo da nota, podem seguir uma personalidade mais seca ou cremosa, e também são ótimos aliados de perfumes florais.

Aqui se encontram notas quentes e opulentas, como o sândalo, por exemplo, ou às vezes secas e frias, como o cedro ou o vetiver. Integram geralmente as notas de fundo de um perfume. É uma família composta principalmente por perfumes masculinos, embora depois da década de 90 tenha ganhado certa força entre os perfumes femininos. Algumas madeiras dão um efeito mais verde e úmido aos perfumes, como patchuli, por exemplo. Suas subcategorias são: Aquático, Aromático, Chipre, Especiado e Floral. 

 


 

Especiaria: 

os temperos oferecem uma personalidade forte na perfumaria. Podem ser quentes, como a canela e o cravo, que dão uma característica mais rústica e envolvente; enquanto também podem ter uma personalidade mais fria, com o gengibre e o cardamomo, que têm características mais vibrantes e efervescentes.  

 Especiarias é uma categoria de notas de perfume bem familiar, principalmente graças à sua inclusão de longa data nas comidas. Algumas especiarias (têmperos) têm um lugar especial no ármario da cozinha, colocados a mostra em vidrinhos etiquetados, como a canela, a pimenta, o cravo, o coentro e o gengibre. Outros são mais incomuns: do precioso açafrão escolhido a dedo, ao tamarindo e o cominho, e suave e rosada pimenta rosa


 

 

Oriental: 

é a junção de diversas notas de característica quente, envolvente e sensual, como as resinosas, balsâmicas e especiadas. Notas orientais despertam associações com as legendárias fragrâncias das Mil e Uma Noites, com seus aromáticos bálsamos e resinas; também evocam as preciosas especiarias, além de um lado mais adocicado e ambarado. Criações dentro desta família atravessaram o Oriente e se difundiram por todo o mundo, que se encantou com o profundo toque exótico. São perfume superenvolventes e sedutores. Suas inflexões podem ser: Amadeirado, Baunilha Âmbar, Especiado, Floral, Fougère e Gourmand


 

Gourmand: 

palavra que faz referência à “gula” do francês e que, na perfumaria, traz a ideia de itens da gastronomia que fazem salivar. Como notas olfativas, geralmente, são mais quentes e cremosas, e promovem uma sensação confortável e mais adocicada na fragrância.

Fragrâncias "Gourmets" nas décadas de 1990 e 2000 - uma subdivisão do grupo olfativo Oriental. Estas fragrâncias, em grande parte construídas com baunilha, são uma reminiscência dos aromas alimentícios, mais especificamente os doces e as sobremesas, que vão desde o mais simples de chocolate, o creme fresco, o aroma do caramelo, às receitas mais complexas ou mais exóticas, como os macarrons, o creme brulê, cupcakes, e o nougat.

O primeiro sucesso "gourmet" foi Angel, 

clique para visualizar

lançando em 1992, que reproduziu um efeito de caramelo e chocolate através da utilização de etil maltol (o cheiro de algodão doce / açúcar caramelizado), patchouli natural (que também tem uma faceta de cacau ) ao lado da etil-vanilina industrializada padrão. A partir de então, dado o sucesso comercial de Angel, aromas de sobremesas floresceram, e este grupo de notas se tornou um dos mais importantes na perfumaria contemporânea.

Embora alguns matérias - primas naturais possuem facetas que são doces ou do tipo gourmet, a grande maioria destas notas são reproduzidas através de um entrelaçamento inteligente de naturais e sintéticos.

Embora usadas principalmente em fragrâncias femininas, que normalmente pode abranger mais facilmente notas mais doces, elas não são exclusivas de perfumes femininos ou unissex.

Estas notas “comestíveis” produzem uma sensação de euforia e diversão, resultando em um formigueiro das papilas gustativas ao lado das narinas, assim confirmando o fato de que o sabor é de fato, uma combinação de sabor e cheiro. Elas nos fazem ver o nosso perfume de uma maneira completamente nova e são intrigantes para serem usadas por um perfumista bem treinado, que pode manipulá-las para criar criações cada vez mais complexas.


 

Chipre

Esta família é caracterizada pela presença de notas cítricas de bergamota em harmonia com um fundo de musgo de carvalho, patchuli ou outras madeiras nobres, originárias da região mediterrânea. O nome remete ao primeiro perfume com esta combinação olfativa, inspirado na legendária ilha grega homônima: o Chypre lançado em 1917 por François Coty. O sucesso foi tanto que gerou uma nova família olfativa. Suas variantes podem ser: floral ou frutal. 

fontes:  https://www.brasilessencia.com.br/olfactory
 https://blog.phebo.com.br/familias-olfativas/
 
ALFABETOS DE PERFUMES
 
 

 

No comments:

Post a Comment

Jesus loves you

Note: Only a member of this blog may post a comment.

TAGS, HASHTAGS