aldeidos na perfumaria
Aldeídos são produtos sintéticos isolados desde cerca de 1850, de grande potência e poder de difusão, encontrados nas cascas de frutas cítricas. Eles conheceram a fama em 1921 quando Ernest Beaux criou o N°5 para Chanel, que leva mais de 1% de uma combinação de aldeídos. A quantidade era enorme para a época. Tão grande que um dos mitos que restou é que houve erro de pesagem da fórmula pelo assistente de Beaux — e o modelo foi o preferido de Coco Chanel, para desespero do perfumista.
Falar somente em aldeído se refere ao aldeído C12, que tem cheiro etéreo, metálico, químico, de um brilho que ofusca, extremamente radiante. Em pequena dosagem tem cheiro de roupa recém passada. Na perfumaria funciona como fundo branco que dá brilho e transparência as cores.
Em 1919 a Guerlain lança Mitsouko, um chypre marrom escuro, outonal, com a luz alaranjada do aldeído C14 (ou undecalactone), chamado não por acaso aldeído pêssego. É um pêssego neon, de laboratório. Se a próxima obra pública do Anish Kapoor for um pêssego de alumínio polido com 8 metros de raio, ele vai ter cheiro de aldeído C14.
O cheiro atribuído ao aldeído vai depender da quantidade de moléculas de
Carbono em sua estrutura química... Quanto mais Carbonos ele tiver,
mais agradável será seu cheiro e quanto menos tiver, mas desagradável
será.
O formol, utilizado em conservação de cadáveres e produtos de
beleza (Mas proibido pela ANVISA) é um aldeído, porém, possui apenas uma
molécula de Carbono, sendo seu cheiro muito desagradável e forte!
aldeídos diferentes podem ter cheiros diferentes, a maioria com esse aspecto químico/metálico mas com características secundárias distintas (pêssego, cítrico, ceroso, ...).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
WIKIPARFUM.COM
Aldeído
Roupa de cama metálica, limpa e quente, lavanderia, gás, frio.
Aldeídos amplificam a harmonia perfumada de uma experiência olfactiva. Muitas vezes associados a notas florais, os aldeídos trabalham para revelar as nuances de cada cheiro para uma fragrância mais profunda, mais cheia e elevada.
Os aldeídos podem ser obtidos a partir dos extractos de rosas e citrinos, mas em quantidades mínimas. Como resultado, os aldeídos sintéticos são criados.
Histórico
O termo "aldeído" é uma combinação única das palavras "álcool" e "desidrogenatus", originalmente cunhadas pelo químico Auguste George Darzens. Um químico orgânico francês nascido na Rússia, Darzens descobriu pela primeira vez os aldeídos em 1903 quando sintetizou o C-12 Mna. Mais tarde, Blaise isolou os aldeídos C8, C9, C10, C11 e C12 lauric. No início, os aldeídos foram deixados em grande parte intocados pela indústria dos perfumes, que achou que os novos cheiros eram bastante inexistentes. Os aldeídos de números ímpares (C9 e C11) dão um perfume semelhante à cera queimada de uma vela extinta, apesar de serem obtidos a partir de essência de rosa. Os aldeídos de número par não têm melhor preço, os quais, apesar de serem provenientes da moagem de citrinos e de terem um cheiro claro e brilhante, eram considerados "metálicos" na altura. E no entanto, o métier dos aldeídos de Darzens seria revelado quando se descobrisse que o composto químico poderia realmente melhorar os outros ingredientes perfumados de um perfume. Quando subtilmente utilizadas e habilmente doseadas, as moléculas sintéticas têm a capacidade de revelar e realçar uma fragrância.
Você sabia que...
Embora os aldeídos estejam naturalmente presentes em extractos de rosas e citrinos, as quantidades são bastante insuficientes. Para reforçar o fornecimento, os aldeídos sintéticos são criados em laboratório. Embora os aldeídos C12 e C-12 Mna ofereçam fragrâncias muito semelhantes, são inconfundivelmente diferentes do nariz treinado de um conhecedor de perfumes. Evocando um bouquet de acentos florais, notas cerosas ou ensaboadas, e uma amálgama de fragrância de gengibre, citrinos e loureiro, ambas as variações evocam notas de conjugação típicas dos aldeídos. O icónico e elegante Chanel No.5 - primeiro desenvolvido em 1921 - foi o fruto do amor de uma combinação única: um traço de aldeído e um bouquet rico de flores vibrantes.
FOI O PRIMEIRO PERFUME COM ALDEIDOS
No comments:
Post a Comment
Jesus loves you
Note: Only a member of this blog may post a comment.