'Galaxolide' o que é
Galaxolide é um composto sintético ou natural utilizado como fixador de fragrâncias, em produtos de limpeza, cosméticos e outros itens: Reduz a velocidade de evaporação, Aumenta a intensidade do odor, Melhora a estabilidade, Prolonga a duração das notas olfativas. O galaxolide é também conhecido como Musk 50 ou HHCB, e é um líquido incolor de alta viscosidade. Tem uma estrutura semelhante ao doferomônio natural humano e é absorvido diretamente pela pele. O galaxolide pode ser utilizado em:
- O Galaxolide é um fixador
sintético, também conhecido como almíscar branco ou musk transparente,
que é obtido através de síntese orgânica:
- O Galaxolide é um composto policíclico sintético de almíscar que é derivado do petróleo.
- HistóriaA síntese de moléculas com cheiro almiscarado começou no final do século XIX, com a nitração do isobutileno. A síntese orgânica permitiu recriar os almíscares, mantendo as suas propriedades fixadoras, mas eliminando o aspecto sujo e fecal dos almíscares animais.
- EstruturaO Galaxolide tem uma estrutura semelhante ao feromônio natural humano. É absorvido diretamente pela pele, garantindo a máxima fixação.
- UsoO Galaxolide é usado em perfumes, cremes, loções, desodorantes, difusores, aromatizadores ou home spray. A sua função é reduzir a velocidade de evaporação, aumentar a intensidade do odor e melhorar a estabilidade.Origem: Sintético. Composição: O Galaxolide é composto principalmente por hidrocarbonetos aromáticos e é obtido através da síntese química.Para que serve o galaxolide?Tanto para a perfumaria fina, quanto para fabricação de difusores , aromatizadores ou home spray, o fixador galaxolide é uma substância natural ou sintética utilizada para reduzir a velocidade de evaporação, aumentar a intensidade do odor e melhorar a estabilidade quando adicionado a componentes mais voláteis.Fixador Galaxolide - Usado para todas as fragrâncias da linha Premium de Perfumaria Fina.
O que é e quando surgiu o fixador galaxolide?
Galaxolide é um composto altamente persistente e que tem uma estrutura bastante semelhante a do feromônio natural humano e é absorvido diretamente pela pele. O que antigamente era extraído de origem animal, passou a ser sintetizado pela primeira vez em 1965.
O Galaxolide tornou-se o principal ingrediente de almíscar sintético pertencente ao grupo de almíscar policíclico conforme definido pela International Fragrance Association (IFRA).
Portanto o fixador galaxolide possui notas olfativas que prolongam o lasting da pele, deixando a fragrância mais acentuada, harmoniosa e sofisticada.
Sugestão de uso:
Para produzir 1000 ml de perfume ou aromatizador ? Recomenda-se usar de 50 ml do Fixador
Para produzir 100 ml de perfume ou aromatizador ? Recomenda-se usar 5 ml do FixadorGalaxolide (Almíscar)
Notas confortáveis, suaves, frutadas, limpas, em pó e sensuais... semelhantes ao cheiro da pele.
Estas notas são limpas e transparentes, emprestando um efeito aveludado
Produção
Originalmente, o almíscar utilizado nos perfumes era extraído do veado almiscarado. Contudo, por razões ecológicas e económicas, os almíscares de hoje são criados de forma sintética. Comummente chamado almíscar branco ou musk transparente, é criado através de síntese orgânica e é essencial para a difusão e tenacidade das fragrâncias. Fixolide, habanolide, galaxolide e ambrettolide são exemplos de almíscar branco.
O galaxolide é basicamente uma mistura de isómeros que possui centros quirais no átomo de carbono 4 e 7, e sua fórmula molecular é: C₁₈H₂₆O.
Os materiais que compõem um perfume têm que entrar na fase de vapor para que o nariz os perceba, portanto o processo é de capital importância na perfumaria.
A evaporação é determinada pela volatilidade do material, ou seja, pela facilidade desse material entrar no estado de vapor. A regra de ouro da fixação é que quanto maior a volatilidade, menor a fixação.
As moléculas de oxigênio de um grupo funcional podem reduzir a volatilidade devido a um efeito de polarização da carga elétrica.
Assim as associações são sempre mais fortes quando existe um grupo hidroxila (OH), pois sua presença gera um tipo especial de associação denominado ponte de hidrogênio, que é de grande importância para o efeito fixador.
Histórico
No final do século XIX, as moléculas com cheiro almiscarado foram sintetizadas utilizando a nitração do isobutileno. Graças à síntese orgânica, os químicos foram capazes de recriar os almíscares, mantendo as suas propriedades fixadoras, enquanto eliminavam o aspecto sujo e fecal dos almíscares animais. Os musks nitrados foram seguidos pelos musks macrocíclicos e depois pelos musks policíclicos. Actualmente, existem cerca de 300 almíscares sintéticos que têm uma nota pura, linear, pulverulenta e envolvente que é obrigatória na perfumaria moderna pela sua capacidade de aumentar a difusão e adicionar redondeza às fragrâncias criadas para dar resposta à tendência actual do mercado de perfumes de fragrâncias reconfortantes.
Galaxolide (musk gx)
Galaxolide é um almíscar isocromo limpo, poderoso e versátil com persistência excepcional e uma fragrância de qualidade excelente que se aproxima do tom dos almíscares (musks) macrocíclicos.
Este químico aromático é utilizado em praticamente todas as fragrâncias atuais.
O Galaxolide junto com Hedione, Metil Ionona e Iso E Super, em partes iguais, forma a base do popularíssimo acorde Grojsman (Hug Me).Recomendável cheirar em solução à 10% ou menos, em uma fita olfativa.
MUSK 50!
Na indústria de cosméticos, os perfumes são constituídos basicamente de uma essência, normalmente um óleo orgânico extraído de origem vegetal; um solvente, no qual a essência é dissolvida; e um fixador, responsável por retardar a evaporação da essência quando ela é muito volátil. A seguir, são representadas três estruturas, respectivamente, o cis-jasmone, óleo essencial extraído do jasmin; o etanol, muito utilizado como solvente; e o galaxolide, um dos principais fixadores. O galaxolide desempenha um papel importante na fixação devido principalmente a sua a) hidrofilia, que possibilita a realização de ligações de hidrogênio com o etanol.
b) hidrofilia, que possibilita realização de ligações dipolo induzido com o etanol.
c) hidrofilia, que possibilita a realização de ligações de hidrogênio com o óleo essencial.
d) lipofilia, que possibilita a realização de ligações íon-dipolo com o óleo essencial.
e) lipofilia, que possibilita a realização de ligações dipolo induzido com o óleo essencial.Você sabia que...
10% das pessoas têm anosmia e não conseguem perceber o cheiro de almíscar sintético.null
fontes
https://www.wikiparfum.com/pt/ingredientes/galaxolide-almiscar
https://rinen.com.br/musk-50-2/
https://www.fragrantica.com.br/
https://www.perfumistico.com.br/produtos/aromas/quimicos-aromaticos/galaxolide-musk-gx/
No comments:
Post a Comment
Jesus loves you
Note: Only a member of this blog may post a comment.